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COMO CLIENTES GOSTAM DE SER TRATADOS |
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Por Flavio Veiga | Consultor UP Language e-mail flavio@uplanguage.com.br 41 9 9932 3000 |
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É sabido que o valor financeiro de uma empresa aumenta proporcionalmente à sua capacidade de conseguir e manter clientes fiéis. |
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Para fazer isso é preciso obter o chamado foco do cliente; tentar se colocar no lugar do cliente para perceber como ele enxerga o mundo, quais são seus desejos, interesses, expectativas, sonhos, necessidades, objetivos. E colocar tudo isso acima dos nossos interesses. |
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Para conseguir fidelizar, antes é preciso fazer um excelente serviço ao cliente. |
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Agora vamos ver o que as pesquisas mostram sobre como os clientes internos e externos gostam de ser tratados. |
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1. COM RAPIDEZ | ||
Suas necessidades sendo atendidas sem demora. Pesquisas demonstram que a demora no atendimento é uma das mais frequentes reclamações dos clientes, fazendo-os, muitas vezes, mudar de fornecedor. |
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2. COM CORTESIA | ||
Em todas as situações prevalecendo o respeito e a educação. Nunca sendo rude nem usando palavras ofensivas ou tom de voz irritado ou bravo. Sempre utilizando “por favor” e “obrigado”. O atendimento cortês é uma das provas mais evidentes de que a empresa está totalmente voltada para o cliente. |
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3. COM HONESTIDADE | ||
Tendo certeza de que as promessas não serão quebradas, mas sim cumpridas. Sabendo que o cliente nunca será lesionado pela empresa ou seus associados. Quando o cliente sente que está sendo tratado com honestidade ele pode tornar-se um aliado e um divulgador da empresa, falando bem da mesma par cerca de três ou quatro pessoas na média. Se ele se sentir prejudicado falará mal da empresa para cerca de dez a onze pessoas. |
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4. COM PROFISSIONALISMO | ||
Colocando competência em tudo o que fazem. O cliente hoje só é fiel à qualidade dos produtos e dos serviços, quando sente confiança e competência em quem o está atendendo. A chamada comoditização dos produtos e serviços (estão ficando mais e mais iguais a cada dia) torna cada dia mais difícil para a empresa se diferenciar dos concorrentes através de produtos e serviços; elas precisam se diferenciar pelas pessoas que agem em seu nome. Competência e amadorismo geralmente não combinam no mundo dos negócios; portanto o profissionalismo é essencial. |
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5. COM INTERESSE GENUÍNO | ||
Percebendo vontade em querer ajudá-lo. Antes de ver satisfeitas suas necessidades, os clientes querem sentir, por parte de quem os atende um real interesse em querer ajudá-los. O cliente não compra quando sente que a pessoa da empresa entende apenas dos serviços e produtos, ele compra quando sente que a pessoa da empresa entende dele. Entender de produto é necessário, mas não é suficiente. É essencial entender do cliente, da pessoa dele e do seu negócio. |
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6. COMO PESSOAS ESPECIAIS | ||
Sentindo-se importantes e valorizados. Cliente feliz é uma vantagem imbatível. Tratá-los como pessoas especiais é a melhor estratégia para a fidelização e a melhor defesa contra a concorrência.
SUGIRO UMA REFLEXÃO: Pense em você como cliente e verifique se é assim mesmo que você deseja ser tratado por um fornecedor. |
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